quarta-feira, 15 de junho de 2011

Revisão de Arte 9° Ano 01 CQB

A música no computador
Computer music é a técnica que utiliza sistemas informatizados para produzir composições musicais.

Max Matthewes da Bell Telefones Laboratories criou o programa Music IV.

Barry Vercoe produziu o programa CSound.

O Moog foi o primeiro instrumento eletrônico comercial, além do primeiro sintetizador computadorizado.

A partir do Moog informática e música caminharam juntas.

Com o desenvolvimento da Interface Midi, os instrumentos musicais passaram a “conversar” com os computadores, possibilitando a criação e manipulação de arquivos de sons por meio da edição em computador.

Os grupos Kraftwerk e Tangerine Dream produtores musicais de cinema e de trilhas sonoras, aplicaram som e imagem viabilizada pelo sistema Midi.

As mixagens virtuais em computadores possibilitam efeitos, autoafinação a vozes, compressores, equalizadores paramétricos, redutores de ruídos, modeladores de imagens estéreo ou surround.

A música eletrônica popularizou estilos da música pop como o techno, a black music, o rap e o hip-hop.

Atualmente existem programas de educação musical que tornam possível aprender, experimentar e criar com recursos de multimídia.

Múltiplos, portáteis, com conectores firewire ou usb, ampliaram a mobilidade e lançaram novos jeitos de criar na música.


Arte Digital
Arte digital é a arte que faz uso de computador para sua criação.

Mouse, canetas digitais, teclados virtuais, sensores corporais, são ferramentas da arte digital.

Categorias da arte digital: edição de fotografias, desenho digital, pintura digital, gravura digital, animação, modelagem em 3D, edição de vídeos, edição de imagens, etc.

A arte de manipular uma fotografia abrange construção e desconstrução de figuras com interferência no formato, nas cores e nos elementos.

Pintura ou ilustração digital é aquela criada por meio da utilização de recursos, instrumentos e programas de computador.

As pinturas digitais contém novas texturas para técnicas naturais, tais como: pintura a óleo sobre tela, aquarela, grafite, baixo-relevo, carvão, entre outros.

O desenho digital é a arte de desenhar utilizando ferramentas digitais.


O desenho quanto à forma
O desenho natural ou digital se caracteriza como uma representação gráfica por meio de traços, a qual tem como característica o preenchimento de áreas delimitadas por meio de manchas de tinta.

Desenho abstrato – representação gráfica não figurativa.

Desenho figurativo – representação gráfica de formas que reproduzem a aparência da realidade, sejam elas naturais ou criadas culturalmente.

Os desenhos figurativos podem ser: de observação, de memória ou de criação.

Desenho de observação – representação gráfica a partir da observação de um modelo.

O objetivo da técnica do desenho de observação é transferir para o papel as formas do objeto observado, respeitando suas características e proporções.

Desenho de memória – representação gráfica que pretende reproduzir, no papel, formas e elementos da realidade visualizada anteriormente.

Desenho de criação – representação gráfica original com base na imaginação ou na combinação de formas preexistentes.

Utilizando técnicas apropriadas e conhecimentos específicos, somos todos capazes de realizar desenhos de qualidade.

Cálculo visual e mental de proporções é o processo de representação gráfica onde as dimensões de altura, largura e profundidade devem ser analisadas e calculadas mentalmente.

Conhecimento sobre perspectiva é a representação de formas que expressam tridimensionalidade.

Esfumado e texturização são recursos para a representação de luz e sombra em desenhos.

Harmonia, equilíbrio, proporcionalidade, enquadramento, etc. são características para a realização de um bom trabalho de desenho.

Técnicas de desenho: grafite (esfumados), bico de pena (sombreamento com hachuras) e o pincel com tinta (traçados e manchas).

Etapas para um desenho: esboço, delineamento e arte final.

Esboço – são riscadas as linhas de construção, elaborando esquemas gráficos geradores da forma final e organização do espaço compositivo.

Delineamento – define maior clareza e precisão em relação ao esboço, nesta etapa linhas auxiliares podem ser apagadas.

Arte final – momento de finalização da imagem por meio de uma das técnicas gráficas. Ex.: computação gráfica.

Revisão de Arte 8° Ano 01 CQB

Pré-História
Arte rupestre foi a arte feita em rochas de cavernas pelos habitantes da pré-história.
Idades da divisão da Pré-História: Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico, Idade da Pedra Polida ou Neolítico e Idade dos Metais.

A arte tem sua origem no período Paleolítico Superior.

Nas cavernas faziam pinturas e desenhos utilizando argila, carvão, pigmentos vegetais e pó extraído de pedras, misturado à gordura de animais ou a resinas.

Os desenhos mais antigos que se sabe, são aqueles feitos pelas garras de um animal selvagem.

Chamamos de mão em negativo a impressão obtida pela aplicação de pó colorido sobre a mão deixando o contorno vazado.

Temas da arte Pré-Histórica: mãos em negativo, figuras de animais e do próprio homem, retratados em tamanho natural e de maneira fiel (naturalismo).

Principais peças artesanais encontradas nas cavernas: peças em osso, madeira, pedra e barro, sendo algumas esculturas de imagens femininas.

As esculturas de imagens femininas com ventre largo e cabeça unida ao corpo eram para divinizar o poder da fertilidade e da concepção, exclusivo das mulheres.

A primeira musa da história da arte foi a Vênus de Willedorf.

No Neolítico os povos primitivos aprenderam a plantar, a colher e a criar animais, não precisando mais se mudarem de um lugar para outro.

A arte do período Neolítico retratavam pessoas trabalhando.

A arte no Neolítico era geometrizante e simplificadora, pois as figuras foram reduzidas em sua dimensão, estilizadas e com pouca cor.

Técnica da cera perdida – modelava a imagem em cera e cobria-a com argila. Após a secagem, a cerâmica era aquecida no fogo, a cera derretia, deixando oco o interior do objeto. Em seguida, derretia-se ferro e colocava-se na forma de cerâmica.

Com a técnica da cera perdida surgiram esculturas masculinas, simbolizando guerreiros.

Os nuragues e os dolmens foram as primeiras construções arquitetônicas.


Dança circular
Na dança primitiva a organização se movia de acordo com o ritmo ritual, depois passou a forma de celebração popular e, finalmente, de diversão.

As danças circulares correspondem, as danças coletivas, cirandas e danças de roda de diferentes épocas.

As danças circulares caracterizam-se por coreografias simples, com figuras, gestos e ritmos criados a partir de diferentes culturas.

Fauvismo
Os artistas fovistas adotaram cores puras, fortes, cintilantes, violentas.

O principal representante do fovismo no mundo foi Henri Matisse.

A nova poética do fovismo caracterizava por linhas dramáticas, contornos vigorosos e simplificação das formas em cores intensas.

Os fovistas chocaram os artistas de sua época, sendo comparados a selvagens.

Les Fauves significa “animais selvagens”ou “feras”.

Os temas retratados nas obras fauvistas são alegres, leves, sem intenções de fazer críticas, expressando as emoções da vida.

No fauvismo a cor passou a ser independente do real criando os volumes, delimitando os planos e gerando a perspectiva.

O fovismo foi um movimento artístico de duração curta. Contudo sua influência na arte inspirou a redescoberta do mundo com formas e cores inusitadas.


Feras do rock
O rock’n’roll é uma mistura de blues, country e jazz.

O instrumento que representava o rock no início da década de 50 era o saxofone.

Hoje o rock se simboliza com alguns instrumentos como a bateria, a guitarra elétrica, o baixo, o piano ou teclado.

Compositores feras do rock de 50: Bill Halley, Jerry Ele Lewis, Johnny Cash, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard.

Os feras britânicos do rock dos anos 60: os Beatles e os Rolling Stones.

Estilos do rock’n’roll e seus representantes:
- acid rock (Jimi Hendrix e Banda The Doors);
- rock experimental (Iron Butterfly e Frank Zappa);
- rock progressivo (inclui o jazz, o blues e a música erudita),
- hard rock ou heavy metal (Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Aerosmith, Kiss, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, scorpions, AC/DC e van Halen);
- glam rock (David Bowie, Roxy Music, Slade, Queen);
- punk rock (Ramones e Sex Pistols).

Ídolos do rock nacional: Cely Campelo (Estúpido Cupido) e Sérgio Murilo (Broto legal) chamado inicialmente de Iê-Iê-Iê e jovem guarda.

O primeiro festival de música popular brasileira foi organizado pela TV Record. Nele surgiram nomes como: Milton Nascimento, Elis Regina, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Edu Lobo e outros.

A TV Record lançou também o programa musical jovem guarda, no qual despontaram os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos, além de Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Os Incríveis, Wanderléia e Martinha.

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes criaram o movimento Tropicalismo.

Feras do rock nacional: Rita Lee (a dama do rock brasileiro) e Raul Seixas.

Com o rock psicodélico e o hard rock nacional surgiram: Os Mutantes, Made in Brazil, Patrulha do Espaço, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, O Terço, 14 Bis, etc.

Com o rock punk e new wave dos anos 80 surgiram as feras: Cazuza, Lulu Santos, Lobão, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Plebe Rude, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira e Barão Vermelho.

Já nos anos 90 o Brasil conheceu: Gabriel (O Pensador), O Rappa, Planet Hemp e Pavilhão 9.
O rock do século XXI apresenta: Charlie Brown Jr., Detonautas, Skank, CPM 22, entre outros.

sábado, 11 de junho de 2011

Revisão de Arte 7º Ano 01 CQB

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina
* A arte cristã primitiva era retratada em pinturas de catacumbas.
* Divisão da arte cristã: quando o povo era perseguido pelos romanos e quando o cristianismo tornou-se a religião oficial romana.
* Símbolos da arte cristã: o crucifixo (morte de Jesus pela salvação da humanidade), a âncora (ideal de salvação), o peixe e o pão (ícones da cristandade).
* No segundo momento a arte cristã ganha destaque nos sarcófagos de pedra, nos mausoléus, nas basílicas e templos decorados com mosaicos e pinturas.
* Os mosaicos e as pinturas dos templos utilizavam como temas as histórias do Antigo e do Novo Testamento.
* Os sarcófagos decorados com relevos eram feitos para os fiéis mais ricos.
* A arte bizantina foi muito bem representada na arquitetura das igrejas.
* Características da arquitetura das igrejas bizantinas: base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, prédios enormes e espaçosos decorados em ouro, pintura e mosaicos.
* Exemplo de arte bizantina é a catedral de Santa Sofia, dos arquitetos: Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.
* O arte do mosaico teve seu apogeu na arte bizantina.

Idade Média
* A igreja foi a instituição mais poderosa da sociedade medieval.
* Pinturas, esculturas, livros e construções eram influenciadas pelo clero católico.
* A arte medieval foi marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos.
* As pinturas e os vitrais ensinavam à população mais sobre a religião.
* Na Idade Média a arte e a cultura eram dominadas pela igreja.
* “Renascimento carolíngio” foi um período sobre o reinado de Carlos Magno, onde a Europa teve notável desenvolvimento cultural.
* No reinado de Carlos Magno criou-se o estilo românico, usado principalmente nas construções de igrejas e mosteiros.
* As construções românicas caracterizam pela utilização de arco pleno, abóbadas de aresta e de berço, pela predominância de linhas horizontais, pela solidez de sua paredes com pequenas janelas, ambientes escuros e sombrios.
* A escultura românica está inteiramente subordinada à arquitetura e à religião. São esculpidos relevos e estátuas-colunas para ornamentar as paredes nas fachadas das construções.
* Os relevos das esculturas românicas mostram cenas do Antigo Testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios.
* Tanto a escultura como a pintura românica retratavam temas religiosos, a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos.
* A pintura românica era desenvolvida sob a forma de murais, utilizando a técnica do afresco (pintura feita sobre uma parede com reboco ainda fresco).
* Uma das principais características da pintura românica é a deformação, os artistas interpretavam as figuras de forma desproporcional.
* As cores da pintura românica eram vivas e planas e os perfis eram bem marcados.
* As iluminuras eram ilustrações de textos com cores vivas, ornamentadas com ouro e prata. Podendo ser letras iniciais dos textos, folhagens e flores colocadas nas margens de textos, figuras ou cenas.
* O nome gótico ficou definitivamente relacionado à arquitetura de arcos ogivais.
* O estilo gótico foi um aprofundamento dos elementos básicos do românico, no que diz respeito a verticalidade. As construções de edifícios foram bem mais altos que os do período românico.
* O estilo gótico se originou na França.
* A primeira manifestação gótica foi a reconstrução da abadia de Saint-Denis.
* Características da arte gótica: fachadas com três portais e uma rosácea central (vitral circular), os arcos ogivais que possibilitou a construção de igrejas mais altas (verticalidade), as abóbadas de nervuras e os pilares ou colunas de sustentação mais leves e com grandes vitrais, que proporcionavam uma iluminação peculiar às igrejas.

Renascimento
* A arte renascentista coloca o ser humano como centro do universo (humanismo).
* Os artistas renascentistas criaram obras magnificas em beleza física tanto do homem como da mulher.
* A técnica do esfumado (sombreamento de claros e escuros) e a presença da perspectiva proporcionaram à pintura renascentista, maior realismo.
* O artista renascentista tinha a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetido à Igreja ou a outro poder. Eles eram pagos para produzir suas obras tanto pelos compradores como pela igreja.
* O renascimento floresceu na Itália e difundiu-se por toda Europa.
* Artistas renascentistas de destaques: Masaccio, Fra Angélico, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Ticiano Vecellio, Albrecht Dürer, Hans Holbein, Pieter Brueghel e Lucas Cranach.
* Masaccio – concebeu a pintura com imitação fiel do real. Sua obra mais importante é o afresco a Santíssima Trindade.
* Fra Angélico – frade dominicano, sua obra mais bela é a Anunciação.
* Sandro Botticelli – retratava a antiguidade grega e o cristianismo. Sua característica comum era a leveza dos corpos que pareciam flutuar, expressando assim, suavidade e graça.
* Leonardo da Vinci – foi o talento mais versátil do Renascimento. Foi desenhista, pintor, escultor, engenheiro, arquiteto. Realizou aprofundamento em diversos setores do conhecimento humano como: anatomia, botânica, mecânica, hidráulica, óptica, arquitetura e astronomia. Sua principal obra foi a Mona Lisa.
* Michelangelo Buonarroti – seu principal trabalho como pintor foi o teto da capela Sistina.
* Rafael Sanzio – planejava detalhadamente suas obras fazendo centenas de desenhos a partir de modelos vivos. Foi nomeado pelo papa Leão X o arquiteto papal.
* Ticiano Vecellio – foi o maior pintor da escola veneziana. O rei Carlos V nomeou-o pintor da corte. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas.
* No renascimento os artistas atingiram três grandes realizações: a criação da perspectiva, o conhecimento da anatomia e a representação perfeita do corpo humano.
* Albrecht Dürer – retratou em suas viagens, aquarelas dos mais variados lugares dos vales alpinos. Foi o primeiro artista alemão a representar fielmente a realidade na pintura.
* Hans Holbein – ficou famoso por pintar pessoas influentes da época. Um de seus retratos mais famosos é o de Erasmo de Roterdã.
* Pieter Brueghel – foi o maior pintor flamenco do século XVI. Retratou pequenas aldeias que ainda mantinham costumes medievais.
* Lucas Cranach – suas pinturas retratam cenas bíblicas e mitológicas com paisagens nórdicas ao fundo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Revisão de Arte 6º Ano 01 CQB

O Barroco no Brasil
• O estilo barroco é caracterizado por construções exuberantes, muito decoradas, pintura de colorido forte e contrastante, com figuras sempre parecendo estar em movimento.
• No Brasil o maior expoente da arte barroca é a arquitetura religiosa.
• As igrejas barrocas eram decoradas com entalhes de madeira cobertos com ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores, etc.
• A riqueza interior das igrejas barrocas contrasta com a simplicidade das fachadas externas.
• Artistas que contribuíram para o barroco no Brasil: Mestre Ataíde e Aleijadinho.
• Mestre Ataíde (Manuel da Costa Ataíde) – em suas obras aparecem anjos, madonas e santos mulatos.
• Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) – trabalhava nos projetos arquitetônicos e na decoração das igrejas barrocas. Usava como matéria-prima a madeira e a pedra-sabão.
• Os negros trazidos da África dominavam a metalúrgica (fundição de metais), a fabricação de cerâmicas e a escultura em madeira.
• Nosso folclore e toda arte popular recebeu hábitos alimentares, costumes religiosos, danças, instrumentos musicais, objetos artesanais da cultura negra.

A Missão Artística Francesa
• A primeira gráfica brasileira foi A Gazeta do Rio de Janeiro.
• Com a fundação da Academia de Belas-Artes os alunos poderiam aprender as artes e os ofícios artísticos.
• Os artistas da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construíam a moda européia. O estilo era o neoclássico.
• Características de construções neoclássicas: colunas gregas, arcos romanos e frontões.
• As colunas gregas compõem-se de três partes: base, fuste e capitel. Elas poderiam ser em três estilos: dórica, jônica e coríntia.
• Os arcos romanos eram construções de formato curvo existente nas portas e passagens.
• Os frontões eram triangulares acima de portas e colunas e abaixo do telhado. Recebiam variados tipos de decoração.
• Os artistas neoclássicos seguiam regras rígidas de como desenhar e pintar, ensinadas nas academias de arte.
• Artistas da Missão Artística Francesa: Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, Grandjean de Montigny, Johann-Moritz Rugendas e Thomas Ender.
• Nicolas-Antoine Taunay – considerado um dos mais importantes da Missão Francesa, retratou varias paisagens do Rio de Janeiro.
• Jean-Baptiste Debret – foi chamado a “alma da Missão Francesa”, organizou a primeira exposição de arte no Brasil. Na obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil retrata e descreve a sociedade brasileira com cenas do nosso cotidiano.
• Grandjean de Montigny – projetou o prédio da Academia de Belas-Artes, foi o primeiro professor de arquitetura do Brasil.
• Johann-Moritz Rugendas – retratou a paisagem e os costumes do povo brasileiro.
• Thomas Ender – deixou cerca de seiscentos desenhos mostrando aspectos do Rio de Janeiro e São Paulo.
• Artistas brasileiros do século XIX: Pedro Américo, Vitor Meireles e Arsênio Cintra da Silva.
• Pedro Américo – pintava temas bíblicos, quadros históricos e retratos.
• Vitor Meireles – pintavam cenas históricas, bíblicas e mitológicas. Lecionou pintura histórica, pintura de paisagens e desenhos.
• Arsênio Cintra da Silva – pintava paisagens ao ar livre e foi o primeiro instrutor da pintura a guache no Brasil. Pouco nos restou de sua obra.

Arte na Mudança dos Séculos XIX-XX
• Obra-prima da Bela Época foi o Teatro Amazonas.
• Os artistas da Bela Época retratavam figuras humanas, principalmente femininas e cenas do cotidiano.
• Artistas da Bela Época: Almeida Junior, Henrique Bernadelli, Rodolfo Bernadelli e Eliseu D’Angelo Visconti.
• Almeida Junior – considerado o mais brasileiro dos pintores nacionais, pintava a realidade das pessoas com que convivia.
• Henrique Bernadelli – estudou na Academia de Belas-Artes e lecionou pintura na Escola Nacional de Belas-Artes.
• Rodolfo Bernadelli – estudou na Academia de Belas-Artes, foi professor e diretor da Escola Nacional de Belas-Artes.
• Obras de Rodolfo Bernadelli: o busto de Benjamim Constant, a estátua de D. Pedro I e o monumento a Carlos Gomes.
• Eliseu D’Angelo Visconti – procurou renovar as características da pintura e romper com o estilo ensinado na academia. Foi artista gráfico, decorador de teatros e ceramista, foi ainda o primeiro designer brasileiro.