sábado, 11 de junho de 2011

Revisão de Arte 7º Ano 01 CQB

Os Primeiros Tempos da Arte Cristã e Bizantina
* A arte cristã primitiva era retratada em pinturas de catacumbas.
* Divisão da arte cristã: quando o povo era perseguido pelos romanos e quando o cristianismo tornou-se a religião oficial romana.
* Símbolos da arte cristã: o crucifixo (morte de Jesus pela salvação da humanidade), a âncora (ideal de salvação), o peixe e o pão (ícones da cristandade).
* No segundo momento a arte cristã ganha destaque nos sarcófagos de pedra, nos mausoléus, nas basílicas e templos decorados com mosaicos e pinturas.
* Os mosaicos e as pinturas dos templos utilizavam como temas as histórias do Antigo e do Novo Testamento.
* Os sarcófagos decorados com relevos eram feitos para os fiéis mais ricos.
* A arte bizantina foi muito bem representada na arquitetura das igrejas.
* Características da arquitetura das igrejas bizantinas: base circular, octogonal ou quadrada imensas cúpulas, prédios enormes e espaçosos decorados em ouro, pintura e mosaicos.
* Exemplo de arte bizantina é a catedral de Santa Sofia, dos arquitetos: Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.
* O arte do mosaico teve seu apogeu na arte bizantina.

Idade Média
* A igreja foi a instituição mais poderosa da sociedade medieval.
* Pinturas, esculturas, livros e construções eram influenciadas pelo clero católico.
* A arte medieval foi marcada pela religiosidade. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos.
* As pinturas e os vitrais ensinavam à população mais sobre a religião.
* Na Idade Média a arte e a cultura eram dominadas pela igreja.
* “Renascimento carolíngio” foi um período sobre o reinado de Carlos Magno, onde a Europa teve notável desenvolvimento cultural.
* No reinado de Carlos Magno criou-se o estilo românico, usado principalmente nas construções de igrejas e mosteiros.
* As construções românicas caracterizam pela utilização de arco pleno, abóbadas de aresta e de berço, pela predominância de linhas horizontais, pela solidez de sua paredes com pequenas janelas, ambientes escuros e sombrios.
* A escultura românica está inteiramente subordinada à arquitetura e à religião. São esculpidos relevos e estátuas-colunas para ornamentar as paredes nas fachadas das construções.
* Os relevos das esculturas românicas mostram cenas do Antigo Testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios.
* Tanto a escultura como a pintura românica retratavam temas religiosos, a igreja recorria à arte para transmitir os ensinamentos religiosos.
* A pintura românica era desenvolvida sob a forma de murais, utilizando a técnica do afresco (pintura feita sobre uma parede com reboco ainda fresco).
* Uma das principais características da pintura românica é a deformação, os artistas interpretavam as figuras de forma desproporcional.
* As cores da pintura românica eram vivas e planas e os perfis eram bem marcados.
* As iluminuras eram ilustrações de textos com cores vivas, ornamentadas com ouro e prata. Podendo ser letras iniciais dos textos, folhagens e flores colocadas nas margens de textos, figuras ou cenas.
* O nome gótico ficou definitivamente relacionado à arquitetura de arcos ogivais.
* O estilo gótico foi um aprofundamento dos elementos básicos do românico, no que diz respeito a verticalidade. As construções de edifícios foram bem mais altos que os do período românico.
* O estilo gótico se originou na França.
* A primeira manifestação gótica foi a reconstrução da abadia de Saint-Denis.
* Características da arte gótica: fachadas com três portais e uma rosácea central (vitral circular), os arcos ogivais que possibilitou a construção de igrejas mais altas (verticalidade), as abóbadas de nervuras e os pilares ou colunas de sustentação mais leves e com grandes vitrais, que proporcionavam uma iluminação peculiar às igrejas.

Renascimento
* A arte renascentista coloca o ser humano como centro do universo (humanismo).
* Os artistas renascentistas criaram obras magnificas em beleza física tanto do homem como da mulher.
* A técnica do esfumado (sombreamento de claros e escuros) e a presença da perspectiva proporcionaram à pintura renascentista, maior realismo.
* O artista renascentista tinha a oportunidade de expressar suas idéias e sentimentos sem estar submetido à Igreja ou a outro poder. Eles eram pagos para produzir suas obras tanto pelos compradores como pela igreja.
* O renascimento floresceu na Itália e difundiu-se por toda Europa.
* Artistas renascentistas de destaques: Masaccio, Fra Angélico, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Ticiano Vecellio, Albrecht Dürer, Hans Holbein, Pieter Brueghel e Lucas Cranach.
* Masaccio – concebeu a pintura com imitação fiel do real. Sua obra mais importante é o afresco a Santíssima Trindade.
* Fra Angélico – frade dominicano, sua obra mais bela é a Anunciação.
* Sandro Botticelli – retratava a antiguidade grega e o cristianismo. Sua característica comum era a leveza dos corpos que pareciam flutuar, expressando assim, suavidade e graça.
* Leonardo da Vinci – foi o talento mais versátil do Renascimento. Foi desenhista, pintor, escultor, engenheiro, arquiteto. Realizou aprofundamento em diversos setores do conhecimento humano como: anatomia, botânica, mecânica, hidráulica, óptica, arquitetura e astronomia. Sua principal obra foi a Mona Lisa.
* Michelangelo Buonarroti – seu principal trabalho como pintor foi o teto da capela Sistina.
* Rafael Sanzio – planejava detalhadamente suas obras fazendo centenas de desenhos a partir de modelos vivos. Foi nomeado pelo papa Leão X o arquiteto papal.
* Ticiano Vecellio – foi o maior pintor da escola veneziana. O rei Carlos V nomeou-o pintor da corte. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas.
* No renascimento os artistas atingiram três grandes realizações: a criação da perspectiva, o conhecimento da anatomia e a representação perfeita do corpo humano.
* Albrecht Dürer – retratou em suas viagens, aquarelas dos mais variados lugares dos vales alpinos. Foi o primeiro artista alemão a representar fielmente a realidade na pintura.
* Hans Holbein – ficou famoso por pintar pessoas influentes da época. Um de seus retratos mais famosos é o de Erasmo de Roterdã.
* Pieter Brueghel – foi o maior pintor flamenco do século XVI. Retratou pequenas aldeias que ainda mantinham costumes medievais.
* Lucas Cranach – suas pinturas retratam cenas bíblicas e mitológicas com paisagens nórdicas ao fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário